Não enxergo ou não quero enxergar?

Libras, traduzindo: Linguagem Brasileira de Sinais. Essa forma de linguagem serve para surdos e mudos, já que eles precisam de um auxílio para se comunicarem.
Bom, interessante, uma alternativa para um tipo de deficiência ou então, ausência de alguns sentidos, que é o que eu prefiro.
Quem utiliza as libras tem a visão como auxiliar, mas lhe faltam os outros sentidos, agora e quem não tem a visão?
Muito bem, quem não enxerga tem o tato como auxiliar, tem o tato como seus olhos, tem o tato como parte para despertar a sensibilidade.
E essa sensibilidade é muito, mas muito importante, já que através da sensibilidade notamos o mundo, notamos as pessoas. Incrível, como algumas pessoas que tem sua visão perfeita, seus olhos enxergando com clareza a metros de distância, não consiga perceber algo tão perto, que o simples tato desvendaria.
A falta de visão jamais pode ser confundida com a cegueira.
A falta de visão é só a falta de luz, já a cegueira é o não enxergar, não ver, não sentir.
O cego não consegue perceber o sorriso amigo, o olhar desejoso, o texto insinuante.
O cego não consegue enxergar a necessidade do outro, o carinho do outro, a espera do outro.
Quando se olha o mundo e seja do prisma que for, o que se procura são saídas para os problemas, ajustes para os romances, acertos para os erros.
E esse olhar não é para os cegos, esse olhar não é para os desavisados que não entendem as emoções.
Esse olhar é para aqueles que tem o tato de perceber, sentem o perfume do outro, tem no seu paladar o sabor do outro, conseguem ver além do que está exposto.
Os cegos jamais poderão perceber qualquer um desses sentidos, até porque os sentidos dos cegos estão todos ausentes.
Para enxergarmos precisamos mais do que um sentindo, precisamos de todos, inclusive, e, principalmente aquele que nunca ninguém comenta: sensibilidade.




Postagens mais visitadas deste blog

Lágrimas

Arrepio

Amizade ou....