Eleições

Estamos agora no início das campanhas eleitorais e com tudo que ela traz de bom e de ruim. De bom é podermos escolher nossos governantes, o bom é podermos rir de alguns candidatos e seus textos ou performance no horário eleitoral gratuito. O ruim são as discussões sem o menor embasamento teórico, e isso é péssimo.
Notamos nas redes sociais um crítica ferrenha ao governo atual, mas independente do partido que está no poder, a crítica seria a mesma, pois criou-se uma "modinha" de se falar mal de quem governa e ponto, logo as críticas aconteceriam da mesma forma e isso não tem nada a ver com ideologia política, e menos ainda com uma avaliação segura dos fatos, mas isso infelizmente é normal.
O que mais me assusta é o fato das pessoas usarem alguns termos e considerá-lo normal, mas também sem muito fundamento teórico, e nesse caso específico falo do socialismo ou comunismo. Não tenho a intenção de tratá-lo de forma ideológica e sim da ideia filosófica do assunto.
A primeira questão é que essa teoria foi criada por Marx, onde ele trata o assunto da seguinte forma: a sociedade capitalista irá evoluir de tal forma que sua evolução levará ao fim do capitalismo e dela então surgirá o socialismo que também terá sua evolução até que seja insuportável essa forma de governo e então surgirá o comunismo, seguindo a mesma mecânica até chegar-se ao anarquismo.
Muito bem, nota-se que pela teoria, não haverá troca de capitalismo para socialismo através da revolução e sim pela própria evolução. O que quero dizer com isso é que não no mundo um só pais que esteja sob essa forma de governo, pois não houve a evolução do capitalismo suficiente para a mudança. O que vimos historicamente é que houve queda de poder e alguns partidos de cunho marxista tomarem o poder e dessa forma tentar aplicar sua teoria à administração desses países em questão, sobretudo o leste europeu após a segunda grande guerra, e hoje sobrevive ainda em Cuba, Vietnã e Coreia do Norte.
O que ocorre é que quando se fala de uma política social mais justa se recorre ao socialismo que prevê uma sociedade mais justa e onde todos trabalham para o bem comum, que nada mais é do que a evolução do capitalismo onde o que se preza é a política de consumo e acúmulo de bens.
Se perguntar se eu sou socialista, claro que sim, mas pensando numa sociedade mais igualitária, se me perguntarem se há algum país socialista, claro que não, até porque segundo seu criador, não há um mundo onde haja países socialistas e capitalistas, o mundo deve ser socialista e não algumas nações, então devemos ter o cuidado de entender as teorias e depois verificar como elas são aplicadas.
Fica a dica, não para convencer ninguém, mas simplesmente como uma forma de colaborar para um pouco mais de conhecimento, é importante, para que se alguém entrar em um debate ter mais argumentos para o convencimento, ou então para não achar que seu interlocutor está falando bobagens.

Postagens mais visitadas deste blog

Lágrimas

Arrepio

Amizade ou....